sábado, 24 de novembro de 2012

LITURGIA DO Dia: 30/11/2012

Dia: 30/11/2012
Primeira Leitura: Romanos 10, 9-18

SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO
(vermelho, glória, pref. dos apóstolos - ofício da festa)

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos,9Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5). 14Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5). - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(18)

REFRÃO: Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

1.
 Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia. -R.
2. Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. -R.


Evangelho: Mateus 4, 18-22


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 18Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. 20Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. 21Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. - Palavra da salvação.

 
 
O Apóstolo Santo André, cujo nome significa “varonil”, era irmão de São Pedro e pescador no lago de Genesaré, na Galiléia. Foi, dentre os apóstolos, o primeiro a ser chamado e foi ele quem levou Pedro a Cristo, que lhes disse: “Vinde e segui-me, que eu os farei pescadores de homens”.
Após Pentecostes, Santo André foi pregar na Trácia, na Macedônia, na Grécia e na Ásia Menor. Foi também o pregador do Evangelho em Bizâncio. As numerosas conversões que obteve suscitaram o furor dos idólatras, que o acusaram e o levaram ao tribunal de Egea, pró-consul da cidade de Patrás, na Criméia. Obrigado a sacrificar oferendas aos deuses e tendo-se recusado, foi condenado a morrer crucificado. Durante sua lenta agonia exortava à verdadeira fé a multidão que o rodeava. E assim, com humildade e alegria, entregou seu espírito ao Senhor. Era o dia 30 de novembro do ano 60 ou 63, na época do imperador Nero.
Foi sepultado em Patrás, mas por ordem do imperador Constâncio seus restos mortais foram transladados para Constantinópolis. Desde 1208, encontram-se em Amalfi (Itália), na igreja que leva seu nome. Já em nossos dias, com a aproximação e reconciliação com a Igreja Oriental, o papa Paulo VI devolveu a Patrás relíquias de Santo André. Em sua viagem a Istambul, o papa João Paulo II rendeu especial homenagem ao irmão de São Pedro, considerando sua visita a Dimitrios I, patriarca ecumênico de Constantinópolis, como um encontro fraternal de duas comunidades de fé que buscam a unidade desejada por Jesus Cristo.
Santo André é o apóstolo da mansidão e da humildade. É o patrono da Ucrânia, Rússia, Escócia e também dos pescadores.


Oração
Jesus, Filho de Deus, Cordeiro de Deus, ao celebrar a lembrança do primeiro discípulo que chamaste a teu lado, nós te adoramos e veneramos tua vontade; aumenta nossa disposição em trabalhar pela unidade de todos os que crêem em ti, oferecendo nossa cruz pessoal, e bendize com graças abundantes os cristãos de fé ortodoxa, especialmente seu patriarca constantinopolitano, sucessor de santo André apóstolo. Amém.
Santo André, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...