sábado, 24 de novembro de 2012

LITURGIA DO Dia: 25/11/2012 - CRISTO REI


Primeira Leitura: Daniel 7, 13-14

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
(branco, glória, creio, prefácio próprio - ofício da solenidade)

Leitura da profecia de Daniel - 13Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. 14A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(92)

REFRÃO: Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ glória ao Senhor!

1.
 Deus é Rei e se vestiu de majestade,/ revestiu-se de poder e de esplendor! -R.

2.
 Vós firmastes o universo inabalável,/ vós firmastes vosso trono desde a origem,/ desde sempre, ó Senhor, vós existis! -R.

3.
 Verdadeiros são os vossos testemunhos,/ refulge a santidade em vossa casa,/ pelos séculos dos séculos, Senhor! -R.

Segunda Leitura: Apocalipse 1, 5-8


Leitura do livro do Apocalipse -  5e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Équele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém. 7Ei-lo que vem com as nuvens. Todos os olhos o verão, mesmo aqueles que o traspassaram. Por sua causa, hão de lamentar-se todas as raças da terra. Sim. Amém. 8Eu sou o Alfa e o Èmega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador. - Palavra do Senhor.

Evangelho: João 18, 33-37


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 33Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe: És tu o rei dos judeus? 34Jesus respondeu: Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de mim? 35Disse Pilatos: Acaso sou eu judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste? 36Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo. 37Perguntou-lhe então Pilatos: És, portanto, rei? Respondeu Jesus: Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...