terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O tempo da Quaresma


O tempo da Quaresma

Algumas notas sobre o tempo da Quaresma

O que visa o tempo da Quaresma?
     Visa preparar a celebração da Páscoa. A liturgia quaresmal conduz para a celebração do mistério pascal tanto os que participam do processo de iniciação cristã, como os fiéis em geral. (n. 27)[1]
Que período abrange o tempo da Quaresma?
     O tempo da Quaresma vai de Quarta-feira de Cinzas até antes da Missa na Ceia do Senhor (n. 28), quando então começa o Tríduo Pascal (n. 19).
Aleluia e Jejum
     Na Quarta-feira de abertura da Quaresma, que é por toda a parte dia de jejum, faz-se a imposição das cinzas (n. 29). No período do Quaresma, até a vigília pascal não se diz, nem se canta o “Aleluia” (n. 28). Também não se canta o Glória, assim como no Advento.
Nomes dos domingos da Quaresma
     Os domingos deste tempo são chamados lº, 2º, 3º, 4º e 5º domingos da Quaresma. O 6º domingo, com o qual se inicia a Semana Santa, é chamado “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor” (n. 30).
Semana Santa e término da Quaresma
     A Semana Santa visa recordar a Paixão de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém. Pelamanhã da Quinta-feira da Semana Santa, o Bispo, concelebrando a Missa com os seus presbíteros, benze os santos óleos e consagra o crisma (n. 31).
Ornamentação e instrumentos
- Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores;
- o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o 4º domingo da Quaresma (domingo laetare), bem como as solenidades e festas.
- A cor do tempo (
das vestes sagradas) é roxa. No quarto domingo da quaresma pode-se usar cor-0de-rosa  [2]
O canto na Quaresma
     Cantar a quaresma, segundo o artigo Canto e Música na Liturgia, publicado no site da CNBB, é antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pelo pecado do mundo. Ele crucifica os filhos de Deus e prolonga a Paixão de Cristo. É um canto de penitência e conversão, um canto sem “glória”e sem “aleluia”, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto “das profundezas do absmo”em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130). O hino da Campanha da Fraternidade pode ser entoado em algum momento da homilia, se for oportuno, ou nos ritos finais, no momento do “envio”.
Na Quaresma o católico é chamado a uma caminhada para a Páscoa, fazendo uma comparação entre sua vida e a mensagem cristã. O resultado deve ser o crescimento espiritual.





[1] Os números se referem à Carta Apostólica de Paulo VI, aprovando as Normas Universais do Ano Litúrgico e o Novo Calendário Romano Geral. Encontra-se em Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário, 2 ed. Brasilia: CNBB, 2009.
[2] Diretório de Lliturgia, 2013, p. 60-61, publicado pela CNBB

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...