sábado, 9 de fevereiro de 2013

Hinário Litúrgico Quaresmal - Ano C

Hinário Litúrgico Quaresmal - Ano C
1.       Abertura I - (Quarta-feira de Cinzas)
CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO,
EIS O TEMPO FAVORÁVEL!
X  Tirarei de vós um coração de pedra,
e porei em vós um coração de carne!
X  Dar-vos-ei o meu espirito de vida,
mudarei a escravidão em liberdade!
X  Retornai de coração arrependido,
porque Deus é compassivo e indulgente!
2.      Abertura II (opcional - Quarta-feira de Cinzas)
SENHOR, EIS AQUI O TEU POVO,
QUE VEM IMPLORAR TEU PERDÃO;
É GRANDE O NOSSO PECADO,
PORÉM, É MAIOR O TEU CORAÇÃO.
X  Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,
E assim lhe devolveste tua paz e teu amor,
Também nos colocamos ao lado dos que vão
Buscar no teu altar a graça do perdão.
X  Revendo em Madalena, a nossa própria fé,
Chorando nossas penas diante dos teus pés,
Também, nós desejamos o nosso amor te dar,
Porque só muito amor nos pode libertar.
X  Motivos temos nós de sempre confiar,
De erguer a nossa voz, de não desesperar,
Olhando aquele gesto, que o Bom Ladrão salvou,
Não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?
20. Hino CF 2013
X  Sei que perguntas, juventude, de onde veio
        Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
        Eu fiz brotar em ti, desde o materno seio, 
        Essa vontade de mudar o mundo inteiro.
ESTOU AQUI, MEU SENHOR, SOU JOVEM, SOU TEU POVO!
EU TENHO FOME DE JUSTIÇA E DE AMOR.
QUERO AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO NOVO.
ESTOU AQUI, MEU SENHOR, SOU JOVEM, SOU TEU POVO!
PARA FORMAR A REDE DA FRATERNIDADE.
E UM NOVO CÉU, UMA NOVA TERRA, A TUA VONTADE.
EIS-ME AQUI... ENVIA-ME SENHOR!
X  Levem a todos meu chamado à liberdade,
        Onde a ganância gera irmãos escravizados.
        Quero a mensagem que humaniza a sociedade,
        Falada às claras, publicada nos telhados.
X  Para salvar a quem perdeu a esperança,
        Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança.
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!
21. Oração CF 2013
                           
Pai Santo, vosso Filho Jesus,
conduzido pelo Espírito
e obediente à vossa vontade,
aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.
Convertei-nos, e, nos desafios deste mundo,
tornai-nos missionários
a serviço da juventude.
Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,
enviai-nos, Senhor.
Para ser presença geradora de fraternidade,
enviai-nos, Senhor.
Para ser profetas em tempo de mudança,
enviai-nos, Senhor.
Para promover a sociedade da não violência,
enviai-nos, Senhor.
Para salvar a quem perdeu a esperança,
enviai-nos, Senhor.
Amém.
X  Quando, na vida, andamos no deserto
E a tentação vem nos tirar a paz,
A fortaleza e a Palavra certa
Em ti buscamos, Deus de nossos pais.
X  Peregrinamos entre luz e sombras,
A cruz nos pesa, o mal nos desfigura.
Mas na oração e na Palavra achamos
A tua graça, que nos transfigura.
X  Ó Deus, conheces nosso sofrimento,
Há muita dor, é grande a aflição.
Transforma em festa nossa dor-lamento,
Acolhe os frutos bons da conversão.
X  Quando o pecado nos consome e fere,
E em ti buscamos a paz do perdão,
O nosso rio de aflição se perde
No mar profundo do teu coração.
X  Por que ficar em coisas já passadas?
O teu perdão liberta e nos renova.
O teu amor nos abre nova estrada,
Traz alegria e paz, nos revigora.
                                    
  
  1. Abertura III – (1º, 2º, 3º. Domingo)
AH, SE O POVO DE DEUS NO SENHOR CRESSE,
AH, SE HOJE ATENDESSE À SUA VOZ! (BIS)
X    Ah, se a gente atendesse à sua voz! 
Vamos juntos fazer louvação,
Neste templo, aclamar o Senhor,
O rochedo pra nós salvação,
Com alegria cantar seu louvor! (bis)
X    Ah, se a gente atendesse à sua voz! Grande Deus,
Sobre todos é rei.
Fez a terra, as montanhas, o mar.
De alto a baixo, o que existe é seu.
Nosso Deus tem o mundo na mão! (bis)
X    Ah, se a gente atendesse à sua voz!
De joelhos, em adoração,
Na presença do Deus criador,
O rebanho do seu coração.
Ele é nosso Deus e Pastor! (bis)
X    Ah, se a gente atendesse à sua voz!
Sem a ele fechar o coração,
Como outrora fizeram os pais,
No deserto uma provocação,
Esquecidos do Deus Salvador. (bis)
X    Ah, se a gente atendesse à sua voz!
 “Desgostou-me tão má geração.
 Por quarenta anos peregrinou,
 De mim longe o seu coração.    
 O repouso, jurei não lhe dar”. (bis)
4.    Abertura IV - (4ºDomingo)
ALEGRES VAMOS À CASA DO PAI;
E NA ALEGRIA CANTAR SEU LOUVOR.
EM SUA CASA, SOMOS FELIZES:
PARTICIPAMOS DA CEIA DO AMOR.
X  A alegria nos vem do Senhor.
Seu amor nos conduz pela mão.
Ele é luz que ilumina o seu povo.
Com segurança lhe dá a salvação.
X  O Senhor nos concede os seus bens.
Nos convida à sua mesa sentar.
E partilha conosco seu Pão.
Somos irmãos ao redor deste altar.
  1. Abertura V (opcional Domingos e dias da semana)
X  Senhor, Deus de nossos pais, aqui estamos,
Teu amor, alegres, vimos celebrar,
Tua graça, que nos salva, nós buscamos,
Nossa vida colocamos neste altar.
SOMOS POVO DA ALIANÇA,
CAMINHANDO NA ESPERANÇA,
CONDUZIDOS POR TUA MÃO!
COM OS PÉS NO CHÃO DA VIDA,
RUMO A PÁSCOA TÃO QUERIDA
TE PEDIMOS CONVERSÃO!
X  A palavra nos anima e orienta,
Fortalece e dá sentido á nossa cruz.
O teu pão nos une a todos, nos sustenta,
Por caminhos da justiça nos conduz.
X  Nesta casa, reunidos em família
Aprendemos o valor da oração,
Do jejum que nos educa na partilha,
Do amor que faz a gente ser irmão.
X  Celebrando a Eucaristia ensaiamos nossa Páscoa,
Vida plena em comunhão.
Pelas lutas e conquistas te louvamos,
Tua bênção te pedimos pra missão.
6.      Distribuição de Cinzas
X  Converter ao Evangelho,
Na palavra acreditar,
Caridade e penitencia,
Quem as cinzas abraçar.
Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.
X  Não as vestes, mas o peito
O Senhor manda rasgar.
“Jejuai, mudai de vida...
Em sua face a chorar.”
Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.
X  Quão bondoso é o nosso Deus
Inclinado a perdoar.
Quem dos males se arrepende,
Compaixão vai encontrar.
Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.
X  Quem se confia ao Senhor, sinceramente,
       É envolvido pela graça, inteiramente!
X  Felizes todos os de reto coração!
Louvai a Deus, porque ele é graça e compaixão!
X  Misericórdia e bondade é o Senhor!
Povo remido, cantai hoje seu louvor!
18.Comunhão VI ( 5º Domingo)
X  Tanto que esperou pudesse um dia,
Chegar bem perto, dizendo tudo!
Se não conseguiu como queria,
O seu silêncio não ficou mudo.
ELA MUITO AMOU, TEM A MINHA PAZ;
VAI SEGUIR CAMINHO SEM TEMOR!
SABE QUEM EU SOU, E SERÁ CAPAZ
DE ESPALHAR NA TERRA O SEU AMOR!
X  Ela ultrapassou toda medida,
Não lhe bastando meros preceitos.
Lágrimas, perfume, que acolhida!
Nem se importando com preconceitos.
X  Se ninguém ousou dizer bem claro
O que pensava daquele gesto,
Ele revelou como era raro
Esse caminho tão manifesto.
X  Ela é sempre mais que um convidado,
Se põe á mesa, nutrindo a vida
Olha os corações e põe de lado
Toda aparência, cura a ferida!
19. Comunhão VII (Opcional Domingos e dias da semana)
X     Ó Pai teu povo busca vida nova
      Na direção da Páscoa de Jesus,
      Em nossa fronte, o sinal das cinzas
      Na caminhada, vem ser força e luz!
PROVAI E VEDE COMO DEUS É BOM,
FELIZ DE QUEM NO SEU AMOR CONFIA!
EM JESUS CRISTO SE FAZ GRAÇA E DOM,
 SE FAZ PALAVRA E PAO NA EUCARISTIA.
X  A nossa Igreja, ó Pai se faz caminho
Na direção da Páscoa de Jesus.
Vem nos ajuda a renascer das cinzas,
        Na caminhada, vem ser força e luz.
16. Comunhão IV(3º Domingo)
COMO O RAIAR, RAIAR DO DIA, 
A TUA LUZ SURGIRÁ
E MINHA GLÓRIA TE SEGUIRÁ!
E MINHA GLÓRIA TE SEGUIRÁ!
X  Penitência que me agrada,
É livrar o oprimido
Das algemas da injustiça,
Abrigar o desvalido,
Repartir comida e roupa,
Co’o faminto e maltrapilho!
X  Teus clamores ouvirei,
Tuas chagas sararão,
Se expulsares de tua terra,
Toda vil escravidão,
Se com pobres e famintos,
Dividires o teu pão!
X  Tua noite será clara,
Como um dia de verão,
Te guiarei pelo deserto,
Te darei da força o pão,
Teu jardim florescerá,
Vivas fontes jorrarão!
X  Sobre antigos alicerces,
Reconstróis nova cidade,
Se prezares o meu nome,
Se meu dia respeitares;
Se por mim deixas teus planos,
Acharás felicidade!
17. Comunhão V(4º Domingo)
          FELIZ O HOMEM QUE DA CULPA É ABSOLVIDO,
             E CONVIDADO PARA A CEIA DO SENHOR!
             NO LAR PATERNO COM O CRISTO É REVESTIDO
             DA VESTE NOVA QUE SEU PAI LHE PREPAROU! (bis) 
X  Feliz o homem cuja falta é perdoada,
Que foi no sangue do Senhor purificada!
X  Feliz o homem que caminha na verdade,
Em cuja alma não há mais duplicidade!
X  Feliz o povo que confessa seu pecado,
Porque será pelo Senhor purificado!
 
X  Feliz quem deixa se instruir pelo Senhor
E seus caminhos vai trilhando com amor!
X  Feliz aquele que confia em seu nome:
Seu coração não sentirá, jamais a fome!
X  Chora e diz o sacerdote
Entre a porta e o altar:
“Pela vida do meu povo
Vão meus lábios suplicar.”
Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.
X  Convertei-vos, povo meu,
Do Senhor vamos lembrar.
Eis o tempo
Não esqueças: Somos pó
E ao pó vamos voltar.
7.       Ato Penitencial I (Opcional: Distribuição das Cinzas)
X  Pecador, agora é tempo
De pesar e de temor.
Serve a Deus despreza o mundo,
Já não sejas pecador!
X  Neste tempo sacrossanto
O pecado faz horror.
Contemplando a cruz de Cristo,
Já não sejas pecador!
X  Vais pecando, vais pecando,
Vais de horror em mais horror:
Filho, acorda dessa morte,
Já não sejas pecador!
X  Passam meses, passam anos,
Sem que busques teu Senhor
Como um dia para o outro,
Assim morre o pecador!
X  Pecador arrependido,
Pobrezinho pecador,
Vem, abraça-te, contrito,
Com teu Pai, teu Criador!
X  Compaixão, misericórdia
Vos pedimos, Redentor
Pela Virgem, Mãe das Dores,
Perdoai-nos, Deus de amor!
8.   Ato Penitencial II
X  Senhor que fazeis passar da morte para a vida
Quem ouve a vossa palavra, Tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
X   Ó Cristo, que quisestes ser levantado da terra
       Para atrair-nos a vós, Tende piedade de nós.
CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
X  Senhor, que nos submetestes  ao julgamento
Da vossa cruz, Tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
9.        Ato Penitencial III
PERDÃO, SENHOR, PARA O VOSSO POVO!
PERDÃO, SENHOR, PARA O VOSSO POVO!
X  (solo) Perdão, Senhor, por termos preferido
Confiar em nossa fraqueza, sem saber que sois a fortaleza!
X  (solo) Perdão, Senhor, por termos preferido
Recusar a vossa verdade, sem saber que ela é liberdade!
X   (solo) Perdão, Senhor, por termos tantas vezes
Caminhado sem esperança, sem saber que sois a segurança!
10.     Salmo Responsorial
¨  Quarta-feira de Cinzas (Salmo 51)
PIEDADE, Ó SENHOR, TENDE PIEDADE,
POIS PECAMOS CONTRA VÓS!
-         Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor purificai-me! 
Do meu pecado, todo inteiro, me lavai
e apagai completamente a minha culpa.
-         Eu reconheço toda a minha iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha frente,
Foi contra vós, só contra vós que eu pequei 
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
-         Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido. 
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
-         Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso! 
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar
e minha boca anunciará vosso louvor!
¨  1º Domingo (Salmo 91)
AO INVOCAR-ME HEI DE OUVI-LO E ATENDÊ-LO 
E A SEU LADO EU ESTAREI EM SUAS DORES.
-         Quem habita ao abrigo do Altíssimo
E vive à sombra do Senhor Onipotente,
Diz ao Senhor: “sois meu refúgio e proteção,
Sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
  1. Comunhão II (1º Domingo)
QUEM VIVE À SOMBRA DO SENHOR,
LHE DIZ NA ORAÇÃO:
“SOIS MEU SENHOR E DEUS,
NO QUAL CONFIO INTEIRAMENTE”!
X  Nenhum mal há de chegar perto de ti
Nem a desgraça baterá á tua porta;
X  Pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
Para em todos os caminhos te guardarem.
X  Haverão de te levar em suas mãos,
Para o teu pé não se ferir n’alguma pedra:
X  Passarás por sobre cobras e serpentes,
Pisarás sobre leões e outras feras.
X  “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo
E protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
X  Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo
E a seu lado eu estarei em suas dores.
X   Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo,
 E vou mostrar-lhe minha graça  e salvação.”
15.  Comunhão III (2º Domingo)
ENTÃO, DA NUVEM LUMINOSA DIZIA UMA VOZ:
“ESTE É MEU FILHO AMADO,
ESCUTEM SEMPRE O QUE ELE DIZ!”
X  Transborda um poema do meu coração:
Vou cantar-vos, ó Rei, esta minha canção,
X  Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens!
Porque Deus, para sempre, vos deu sua benção.
X  Levai vossa espada de glória no flanco,
Herói valoroso, no vosso esplendor;
X  Saí para a luta no carro de guerra
Em defesa da fé, da justiça e verdade!
X  Vosso trono, ó Deus, é eterno, sem fim;
Vosso cetro real é sinal de justiça:
X  Vós amais a justiça e odiais a maldade.
É por isso que Deus vos ungiu com seu óleo.
X  Cantarei vosso nome de idade em idade,
Para sempre haverão de louvar-vos os povos!
                                                          
13.  Comunhão I (Cinzas)
RECONCILIAI-VOS COM DEUS!
EM NOME DE CRISTO ROGAMOS,
QUE NÃO RECEBAIS EM VÃO
SUA GRAÇA, SEU PERDÃO;
EIS O TEMPO FAVORÁVEL,
 O DIA DA SALVAÇÃO!
X  Quem tem sede, venha à fonte,
Quem tem fome, venha à mesa,
Vinho, trigo, leite e mel
Comereis, manjar do céu
Vinde, vinde, e se me ouvirdes,
Vida nova vivereis,
Aliança nós faremos,
Minhas promessas cumprirei.
X  Um sinal de vós farei,
Das nações sereis o Guia,
Chamareis os que estão longe
E virão todos um dia.
Ao Senhor vinde e buscai,
Pois se deixa encontrar,
Ao Senhor vinde, invocai,
Pois tão perto Ele está.
X  O mau deixe sua maldade,
Pecador, deixe seus planos,
Ao Senhor volte e verá
O perdão de seus enganos.
Meu pensar não é o vosso,
Vosso agir não é o meu,
Tão distantes um do outro,
Quanto a terra está do céu!
X  Como a chuva cai do céu
E não volta sem molhar,
Sem encher de vida o chão,
Sem nos dar o trigo e o pão.
Assim faz minha Palavra,
Nunca volta a mim em vão,
Sem fazer minha vontade,
Sem cumprir sua missão!
X  Partireis com alegria,
E em paz caminhareis,
Pelos montes, pelos bosques
Aclamados passareis...
Os espinhos do facheiro,
Galhos de pau-d'arco em flor,
O sertão verde canteiro,
Glória eterna ao Senhor
-            Nenhum mal há de chegar perto de ti,
Nem a desgraça baterá à tua porta:
Pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos
Para em todos os caminhos te guardarem.
-            Haverão de te levar em suas mãos,
Para os teus pés não se ferir n’alguma pedra:
Passarás por sobre cobras e serpentes,
Pisarás sobre leões e outras feras.
-            Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo
E protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo
“e a seu lado eu estarei em suas dores”.
¨  2° Domingo (Salmo 27)
Ó SENHOR, OUVI A VOZ DO MEU APELO,
MEU CORAÇÃO FALA CONVOSCO CONFIANTE!
-         O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;
perante quem eu temerei?
-         Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
atendei por compaixão!
Meu coração fala convosco confiante;
e vossa face que eu procuro!
-         Não afasteis em vossa ira o vosso servo,
sois vós o meu auxílio!
Não me esqueçais, nem me deixeis abandonado,
meu Deus e Salvador!
-         Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem
espera no Senhor!
¨  3° Domingo (Salmo 103)
O SENHOR É INDULGENTE, É FAVORÁVEL,
É PACIENTE, É BONDOSO E COMPASSIVO
-          Bendize, ó minha alma, ao Senhor
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma ao Senhor,
não esqueças de nenhum de seus favores!
-          Pois ele te perdoa toda culpa
e cura toda a tua enfermidade;
Da sepultura ele salva a tua vida
e te cerca de carinho e compaixão.
-          O Senhor realiza obras de justiça
e garante o direito aos oprimidos;
Revelou os seus caminhos a Moisés
e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.
-          O Senhor é indulgente, é favorável,
é paciente, é bondoso e compassivo. 
Quanto os céus por sobre a terra se elevam,
tanto é grande o seu amor aos que o temem.
¨  4º Domingo (Salmo 34)
                PROVAI E VEDE QUÃO SUAVE É O SENHOR! 
               FELIZ O HOMEM QUE TEM NELE O SEU REFÚGIO!
-       Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca,
Minha alma se gloria no Senhor,
que ouçam os humildes e se alegrem!
-       Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,
e de todos os temores me livrou.
-       Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha! 
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
E o Senhor o libertou de toda angustia.
¨  5º Domingo (Salmo 126)
MARAVILHAS FEZ CONOSCO O SENHOR,
 EXULTEMOS TODOS JUNTOS DE ALEGRIA!
-       Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar;
Encheu-se de sorrisos nossa boca,
nossos lábios de canções.
-       Entre os gentios se dizia:
“Maravilhas fez com eles o Senhor!
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!
-       Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto,
Os que lançam a semente entre lágrimas,
ceifarão com alegria.
-       Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
Cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
11.  Aclamação ao Evangelho
JESUS CRISTO, SOIS BENDITO,
E UNIGIDO DE DEUS PAI!
¨  Quarta-feira de Cinzas e 1º Domingo
O homem não vive somente de pão,
Mas de toda palavra da boca de Deus!
¨  2º Domingo 
De uma nuvem brilhante falou Deus, o Pai:
o meu Filho querido, ó povo, escutai!
¨  3º Domingo
Jesus começou a pregar e dizer:
Eis o reino a chegar, povo meu, convertei-vos!
¨  4º Domingo
Jesus começou a pregar e dizer:
Eis o reino a chegar, povo meu, convertei-vos!
¨  5º Domingo
Ninguém se atreveu a mulher condenar,
E nem eu te condeno, vai e não mais pecar!
12.  Oferendas
TODO POVO SOFREDOR O SEU PRANTO ESQUECERÁ
POIS O QUE PLANTOU NA DOR NA ALEGRIA COLHERÁ!
X  Retornar do cativeiro,
Fez-se sonho verdadeiro,
Sonho de libertação.
Ao voltarem os exilados,
Deus trazendo os deportados,
Libertados pra Sião!
X  Nós ficamos tão felizes,
Nossa boca foi sorrisos,
Nossos lábios, só canções!
Nós vibramos de alegria:
“O Senhor fez maravilhas”,
Publicaram as nações!
X  Ó Senhor, Deus poderoso,
Não esqueçais o vosso povo
A sofrer na escravidão.
Nos livrai do cativeiro,
Qual chuvada de janeiro
Alagando o sertão.
X  Semeando na agonia,
Espalhando cada dia
A semente do amanhã,
A colheita é uma alegria,
Muito canto e euforia:
É fartura, é Canaã.

Um comentário:

Paroquia São Sebastião - Presidente Dutra -MA disse...

Aprenda e cante tambem na sua paróquia!
Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...