terça-feira, 11 de dezembro de 2012

LITURGIA DO Dia: 10/12/2012

Dia: 10/12/2012
Primeira Leitura: Isaías 35, 1-10

II SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento I- ofício do dia)

Leitura do livro do profeta Isaías - 1O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio 2ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. 3Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. 4Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos. 5Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos; 6então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe. 7A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros. 8E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali. 9Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos, 10por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(84)

REFRÃO: Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

1.
 Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. -R.

2.
 A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. -R.

3.
 O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. -R.


Evangelho: Lucas 5, 17-26


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 17Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas. 18Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. 19Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus. 20Vendo a fé que tinham, disse Jesus: Meu amigo, os teus pecados te são perdoados. 21Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus? 22Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações? 23Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? 24Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. 25No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus. 26Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...