sábado, 27 de outubro de 2012

30º Domingo do Tempo Comum (28/10/2012)

30º Domingo Comum







Liturgia do dia 28 de Outubro de 2012.




Oração do Dia



Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amoar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1 - LEITURA

Leitura do Livro do Profeta Jeremias


Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’.
Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam.
Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”

SALMO DE RESPOSTA

— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar;/ encheu-se de sorriso nossa boca,/ nossos lábios, de canções.
— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas/ fez com eles o Senhor!”/ Sim, Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
— Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas/ ceifarão com alegria.
— Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!

2 - LEITURA

Leitura da Carta aos Hebreus

Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios.
Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão.
Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos

Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


SUGESTÕES DE CANTOS PARA A MISSA:

Entrada:
- Eu Creio Em Deus

Ato Penitencial:

- Perdão Senhor

- Senhor que Vieste para Perdoar

- Senhor que Vieste Salvar

- Senhor Vós Sois o Caminho

Glória:

- Louvores a Deus

- Glória, Anjos do Céu

- Glória, Ao Pai criador, ao Filho redentor

- Glória, glória, Aleluia
- Hino de Louvor VI
- Glória a Deus nas Alturas
- Glória a Deus nos altos Céus
Glória a Deus nos Céu e Paz na Terra

Salmo:

- Salmo 22


Aclamação:

- Buscai Primeiro o Reino de Deus

Ofertório:
 Bendito seja Deus Pai
- Só Em ti Viver

- Um Consagrado para Amar

- Muitos Grãos de Trigo
- Bendito seja Deus Pai

- As Nossas Ofertas

- Eu Creio Num Mundo Novo

- Em Procissão vão o Pão e o Vinho

Santo:

Hosana, Ao nosso Deus

Paz:

- Aperte a minha mão
- Bom e Agradável
- Shalom, te amo

Cordeiro:
- Cordeiro de Deus
- Cordeiro de Deus (Opção 2)

Comunhão:

- Seja o Centro (Novo)

- Se Calarem a voz dos Profetas

- Como és Lindo

- Vou cantar teu Amor
Venho Senhor
Vem, Eu Mostrarei

- Pão da Vida
- Toma e Come
- O Meu Corpo e Meu Sangue

Pós-Comunhão:
- Ao Partir do Pão

Final:
- Oração pela Paz (Novo)
Cifra e Video

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...