segunda-feira, 24 de setembro de 2012

LITURGIA DO DIA

Dia: 25/09/2012
Primeira Leitura: Provérbios 21, 1-6.10-13

XXV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Leitura do livro dos Provérbios - 1O coração do rei é uma água fluente nas mãos do Senhor: ele o inclina para qualquer parte que quiser. 2Os caminhos do homem parecem retos aos seus olhos, mas cabe ao Senhor pesar os corações. 3A prática da justiça e da equidade vale aos olhos do Senhor mais que os sacrifícios. 4Olhares altivos ensoberbecem o coração; o luzeiro dos ímpios é o pecado. 5Os planos do homem ativo produzem abundância; a precipitação só traz penúria. 6Tesouros adquiridos pela mentira: vaidade passageira para os que procuram a morte. 10A alma do ímpio deseja o mal; nem mesmo seu amigo encontrará graça a seus olhos. 11Quando se pune o zombador, o simples torna-se sábio; quando se adverte o sábio, ele adquire a ciência. 12O justo observa a cada do ímpio e precipita os maus na desventura. 13Quem se faz de surdo aos gritos do pobre não será ouvido, quando ele mesmo clamar. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118)

REFRÃO: Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho,  / que na lei do Senhor Deus vai progredindo! -R.
2. Fazei-me conhecer vossos caminhos,  / e então meditarei vossos prodígios! -R.
3.Escolhi seguir a trilha da verdade, / diante de mim eu coloquei vossos preceitos. -R.
4. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, / e de todo o coração a guardarei. -R.
5. Guiai meus passos no caminho que traçastes,   pois só nele encontrarei felicidade. -R.
6. Cumprirei constantemente a vossa lei;  / para sempre, eternamente a cumprirei! -R.


Evangelho: Lucas 8, 19-21


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 19A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam. - Palavra da salvação.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...