sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CANTOS PARA MISSA DO 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B

Data desta celebração: 15/02/2015

Leituras

1ª leitura: 2Rs 5,9-14 = Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha.
[1ª leitura: Lv 13,1-2.44-46 = O leproso deve ficar isolado e fora do acampamento] (facultativa)
Salmo Responsorial: Sl 31 = Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.
2ª leitura: 1Cor 10,31—11,1 = Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Evangelho: Mc 1,40-45 = A lepra desapareceu e o homem ficou curado.

Abaixo, seguem alguns cantos litúrgicos (cifras e áudio) indicados para esta celebração:


ENTRADA
(“Senhor, quem entrará”, de Padre Jonas)

        C      G/B    Gm/Bb A7       Dm   G7          C   G7
1) Senhor, quem entrará   no santuário pra te louvar?
      C     G/B    Gm/Bb A7       Dm   G7         C
Senhor, quem entrará   no santuário pra te louvar?
Gm          C7                 F        G7                     C       A7                
     Quem tem as mãos limpas     e o coração puro,   
                         Dm   G7               C
 Quem não é vaidoso     e sabe amar! (2x)

2) Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar! (bis) 
Oh! Dá-me mãos limpas e um coração puro,
arranca a vaidade, ensina-me a amar. (bis)

3) Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar. (bis) 
Teu sangue me lava, teu fogo me queima,
o Espírito Santo inunda meu ser. (bis)


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 31

Am                          E7        Am E7  Am
Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio

       A7                              Dm
1) Feliz o homem que foi perdoado
         G7                   C
e cuja falta já foi encoberta!
           F                                                                                 Dm
Feliz o homem a quem o Senhor / não olha mais como sendo culpado.
               E7                     Am
E em cuja alma não há falsidade!

2) Eu confessei, afinal, meu pecado,
e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: “eu irei confessar meu pecado!”
E perdoastes, Senhor, minha falta.

3) Regozijai-vos, ó justos, em Deus,
e no Senhor exultai de alegria!
Corações retos, cantai jubilosos!
Corações retos, cantai jubilosos!


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(“Aleluia, como o Pai me amou”, de Waldeci Farias)

      A        A7 D
Aleluia, aleluia!
                             E                                           A
Como o Pai me amou, assim também eu vos amei!
               A7  D
Aleluia, aleluia!
                          E                              A
Como estou no Pai, permanecei em mim!

       A                                   Bm
Vós todos que sofreis, aflitos  vinde a mim!
       E7                                     A E7  A
Repouso encontrarão os vossos corações.
                           A7               D
Dou graças a meu Pai que revelou
     Dm                  A           E7          A
Ao pobre, ao pequenino seu grande amor.


APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(“Mãos abertas”, de Pe. Casimiro Irala)

 A      E/G#        F#m F#m/E    A         D9       E  E4
Nesta prece, Senhor,             venho te oferecer,
D          E        A C#7 F#m  Bm    D/E      (D C#m Bm A)
O crepitar da chama,          a certeza de dar!

     A         E/G#   F#m             C#m
1) Eu te ofereço o sol que brilha forte,
A                 D9                 E  E4
Te ofereço a dor do meu irmão.
D  E        A     F#m  Bm  E7    (D C#m Bm A)
A  fé  na esperança, e o meu amor!

2) Eu te ofereço as mãos que estão abertas,
O cansaço do passo mantido,
Meu grito mais forte de louvor!

3) Eu te ofereço o que vi de belo,
No interior dos corações,
A coragem de me transformar!


COMUNHÃO
(“Seu nome é Jesus Cristo”, de autor desconhecido)

     Dm                       F                   A7        Dm          F               A7     D7
1) Seu nome é Jesus Cristo e passa fome, e grita pela boca dos famintos
      Gm              C7/9             F   C/E  Dm     Bb               Gm                    A7
E a gente quando vê passa adiante,            às vezes pra chegar depressa à igreja
       Dm                  F                       A7        Dm              F                 A7      D7
Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa, e dorme pelas beiras das calçadas
      Gm              C7/9            F   C/E  Dm     Bb             Gm              A7      D7
E a gente quando vê aperta o passo            e diz que ele dormiu embriagado.

         Gm    C7/9   F7+   C/E    Dm                Em7/5-  A7     Dm    C/E    D/F#
Entre nós estás e não o conhecemos / Entre nós estás. E nós o desprezamos
         Gm    C7/9   F7+   C/E    Dm                Em7/5-  A7     Bb      A7     Dm
Entre nós estás e não o conhecemos / Entre nós estás. E nós o desprezamos

2) Seu nome é Jesus Cristo e é analfabeto, vive mendigando o sub-emprego
E agente quando vê diz “é um atoa, melhor se trabalhasse e não pedisse”
Seu nome é Jesus Cristo e está banido, das rodas sociais e das igrejas
Porque fizeram dele um rei potente, e quando esse vive com os pobres.


PÓS-COMUNHÃO
(“Pegadas de Tua ausência”, de Pe. Fábio de Melo)

               D9                                      G              
1) Tua Presença meu Senhor posso notar
               Em              D/F#                     A9         
vejo as pegadas que deixaste em nosso altar
                   D9            Gm6                      D/F#                 G     
Onde em mistério Tu te mostras sem que os olhos possam ver 
               Em7         D/F#              A9
mas o percebe o coração que sabe crer
                  D9                              G              
Crer que o altar é o lugar da comunhão
            Em        D/F#                  A9
onde humano e divino dão-se as mãos
           D9              Gm6          D/F#               G
e os sabores dessa terra se misturam aos do céu
             Em7             D/F#                    A9            
frutos da vida que nos mostram quem Tu és
    
     (D7)   G                    A          F#m Bm7          Em7     
Te adorarei Senhor de todo coração       Te louvarei , te
        A9              Am7        D7                         G             A
bendirei Te glorificarei Senhor e enquanto espero tua volta
              F#m Bm         Em7      F#m       G         A        D    (D7)1ª  (A) 2ª
eu volto aqui       te receber em mim eterniza a minha vida     (2x)

2) Tua presença meu Senhor posso sentir
vejo as pegadas que deixaste em meu jardim
onde as belezas desta terra prenunciam as do céu
só pode ver o coração que sabe crer
Crer que o eterno neste tempo já se faz
e a vida humana neste altar é muito mais
nele antecipa-se à chegada de quem nunca se ausentou
pois a saudade é uma forma de ficar


ENVIO
(“Morada santa, de Padre Zeca)

Intr.: C#m B7 A9 E/G# A9 B7 

  E                               F#m7
Basta que me toques e serei feliz
  A6                      B7         A9 B7/4   E    B7 
Basta que eu Te encontre e terei a paz
  E                                  F#m7
Sinto que me queres ao Teu lado sim
        A9            B7/4                E        B7   
Para ser morada santa da Tua graça
      
                     E                        F#m7
Teu Espírito cura, O Teu nome salva
                 D9            B7/4               E
Tua paz renova, Teu amor me santifica (2x)

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...