segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mês Missionário -2014


Outubro é o Mês das Missões. Tempo de testemunhar o amor de Cristo, anunciando o Evangelho e levando a salvação às pessoas em todas as partes do mundo.
Este também é o mês do Santo Rosário, o que nos convida para uma profunda reflexão sobre a importância da oração do Rosário e da devoção mariana, como sustento da ação missionária - uma vez que Maria deu a vida a Cristo, formou missionários e deu seguimento a obra do filho.
Contudo, João Batista é considerado o primeiro missionário, porque foi ele quem apresentou Jesus, começando a missão missionária do evangelho.
Pelos 21 séculos seguintes, após o nascimento e morte de Jesus, milhares de ''Joãos'' e ''Marias'' passaram pela terra propagando o nome de Deus e a Boa Nova, até alcançarem os cristãos de hoje.
A Igreja do mundo, então, trabalha para que essa divulgação nunca deixe de acontecer. O intuito é conscientizar os fieis para a responsabilidade primária, como cristão batizado, que é manter viva a chama missionária da Igreja, propagando o nome de Jesus às próximas gerações, até os confins da terra, até o fim dos tempos.
Durante este período, as paróquias são convidadas a realizarem atividades que motivem e incentivem o espírito de solidariedade e evangelização nos fieis.
Para ajudar neste trabalho de despertar missionário, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem durante todo o mês de outubro a Campanha Missionária (CM), com o tema: “Missão para libertar”, em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano.
“A Campanha Missionária 2014 quer chamar a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões: a exploração do trabalho; exploração sexual; a extração de órgãos; e tráfico de crianças e adolescentes para adoção. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, percebe-se que a missão de defender e promover a vida continua urgente e sem fronteiras”, informou a POM.
A campanha busca ainda contribuir com reflexões e atividades pastorais durante este período através de subsídios, produzidos também pela própria POM, e que já foram enviados a todas as paróquias do país.
O subsídio é composto por o cartaz com o tema e o lema; livrinho da Novena Missionária; a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões; uma oração missionária; um DVD com testemunhos missionários; orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro; envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões; e um marcador de páginas.
Nesta última terça de setembro, a POM lançou também as Orações, com comentários, para os quatro domingos de outubro. Os roteiros na versão PDF podem ser baixados do site (www.pom.org.br) para serem projetados através de aparelho multimídia.
Vale ressaltar que o ápice da campanha será no penúltimo domingo do mês, dia 19, com a celebração do Dia Mundial das Missões, quando serão realizadas coleta em todas as (Arqui)dioceses.

De acordo com a POM, "o dinheiro arrecadado no Dia Mundial das Missões pela Igreja no Brasil será revertido a um Fundo Mundial de Solidariedade para projetos da Igreja universal em territórios de Missão, como a sustentação de dioceses, abertura e manutenção de seminários, financiamento de obras sociais e assistência aos missionários em todo o mundo".
Para concluir, o diretor nacional das POM, Pe. Camilo Pauletti, revelou o objetivo do trabalho da POM, que é um atendimento ao pedido do Pontífice. “Devemos nos preocupar não só com a nossa Igreja aqui, mas em todas as partes do mundo. Por isso, o foco na missão ad gentes. O papa Francisco deseja uma Igreja missionária em saída, mas com alegria. Seja na evangelização, no envio de missionários, nas preocupações precisamos fazer com alegria”, finalisou o diretor das POM.

Nenhum comentário:

Dicas para viver melhor a Campanha da Fraternidade 2018

Durante o ano litúrgico, a Igreja nos convida, por meio da Campanha da Fraternidade (CF), a refletir sobre um problema da sociedade. E...